terça-feira, 18 de maio de 2010

Os Clientes Assumem o Controle

Os Clientes Assumem o Controle

No mercado de hoje o cliente é mais exigente, não só em relação à qualidade do produto, mas também quanto ao serviço. No caso de mercados de commodity, é necessário criar um diferencial competitivo, já que para os clientes a diferença entre eles é pouco notável. Os produtos não têm valor até chegar ao cliente no tempo e no lugar exigidos. O papel do serviço de suporte ao cliente deve ser aumentar o “valor-de-uso”, o que significa que o produto passa a valer mais aos olhos do cliente porque o serviço agregou valor ao produto principal.Nesse caso, pode-se obter uma diferenciação significativa de oferta(ou seja, o produto principal mais o pacote de serviços). Exemplo de empresas que alcançaram reconhecimento pela excelência do serviço:

- Xerox
- Toyota
- Benetton
- Dell
- McDonald’s
- Wal-mart

O sucesso dessas empresas deve-se não à escolha da agencia de publicidade, mas ao reconhecimento de que o gerenciamento logístico da entrada ao serviço em bases consistentes é a principal fonte de vantagem competitiva.

Um comentário:

  1. Pergunta: Por quê a logística de uma empresa pode se tornar um diferencial para seu produto ao público-alvo?
    Resposta: Um bom processo e gerenciamento de logística é importante pois somente depois de uma experiência positiva de entrega do produto que o consumidor vai conseguir desfrutar do produto. É um serviço que se mal gerenciado pode estragar com um grande plano de comunicação realizado pelas empresas.

    Jeferson Nakano

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