segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pressão descendente nos preços

Pressão descendente nos preços

Embora a tendência possa não ser universal, não há duvida de que a maior parte dos mercados é hoje mais competitiva em termos de preço do que era há uma década. Os preços nos centros comerciais e nos shoppings centers continuam caindo em muitos países e a montante do varejo, os preços de componentes, matérias-primas e produtos industriais, com algumas exceções. Seguem o mesmo padrão descendente. Ainda que parte dessa deflação possa ser explicada como resultado de uma redução normal de custo através de efeitos de aprendizagem e experiência, a rápida queda no preço de muitos produtos para os consumidores tem outras causas. Uma mudança fundamental no ambiente competitivo global esta conduzindo os preços para níveis que em termos reais nuca estiveram tão baixos. Vários fatores contribuíram para esse novo ambiente de negócios:

- Novos concorrentes globais que entraram no mercado apoiados por bases de manufatura de baixo custo.

- A internet, que torna bem mais fácil a comparação de preços. A internet também permitiu o estabelecimento de leilões e trocas em níveis setoriais, o que tende a baixar os preços.

- Clientes e consumidores têm mais consciência de valor. Marcas e fornecedores que antes podiam exigir preço especial em função de sua própria função de superioridade percebida não conseguem mais fazê-lo, pois o mercado reconhece a disponibilidade de ofertas igualmente atraentes.

Em um ambiente de constate pressão descendente sobre preços, para manter a lucratividade, as empresas devem encontrar u meio de baixa os custos e assim equipara-los à queda de preços. Muitas empresas que pensavam em alcançar uma operação mais enxuta adotando Just-in-time apenas alteravam custos em outras partes da cadeia d e suprimentos, forçando os fornecedores ou clientes a manter o estoque. A necessidade de se ter uma visão de custos em termos de cadeia de suprimentos é sublinhada pela grade tendência, observada ao longo de vários setores no mundo inteiro, à terceirização. O crescimento de contratos de manufatura em produtos eletrônicos comprova essa tendência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário