quarta-feira, 12 de maio de 2010

Vantagem de valor

Vantagem de valor

O produto é adquirido não é por si mesmo, mas pela promessa que ele “oferecerá”. Esses benefícios podem ser intangíveis, ou então, o que esta sendo oferecido pode ser visto como algo que supera seus rivais em algum aspecto funcional.
A não ser que o produto ou o serviço que oferecemos possa de algum modo, ser diferenciado daquele oferecido pelo concorrente. O desenvolvimento de uma estratégia baseada em valores agregados normalmente exigirá uma aproximação mais segmentada com o mercado.
Diferentes grupos de clientes no mercado inteiro atribuem importância diferente a diferentes benefícios. A relevância dessa segmentação de benefícios reside no fato de frequentemete haver oportunidades substanciais para criar apelos diferenciados a segmentos específicos.
Eficiente como meio de se agregar valor é o serviço. Cada vez mais os mercados tornam-se mais sensíveis ao serviço e isso, obviamente, traz desafios para o gerenciamento logístico. Isso significa que cada vez mais torna-se difícil competir com base na marca ou na imagem corporativa. Alem disso, há uma crescente convergência de tecnologia nas categorias de produtos e, portanto, geralmente não é mais possível competir efetivamente com base em diferenças de produto. Por isso, há a necessidade de se buscar diferenciação por outros meios. Muitas empresas respondem a isso enfocando o serviço como meio de ganhar vantagem competitiva.
Vemos que as empresas bem-sucedidas geralmente procurarão uma posição baseada tanto na vantagem de custo quanto na vantagem de valor. Uma maneira útil de examinar as opções disponíveis é apresentá-las como uma matriz simples.

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