quinta-feira, 18 de março de 2010

quarta-feira, 17 de março de 2010

JOGOS DE EMPRESAS: CRIANDO E IMPLEMENTANDO UM MODELO PARA A SIMULAÇÃO DE OPERAÇÕES LOGÍSTICAS

Motivações e Objetivos
Com o aparecimento dessas questões proporcionou a o desenvolvimento de um ambiente dinâmico e interativo, para auxiliar no processo de aprendizagem.
O interesse deu origem a esse trabalho e contribuiu para modelar e desenvolver uma ambiente baseado em um jogo computacional que simula as principais funções de uma cadeia de suprimentos.

Metodologia
A metodologia foi baseada em três etapas:

1- Analise corporativa entre as principais referencias em logística empresarial existentes em literatura, através da realização de uma pesquisa bibliográfica;
2- Levantamento e análise dos jogos de empresas com foco em logística, com o objetivo de verificar suas principais características;
3- A ultima etapa foi a elaboração do jogo.

Jogo de empresas

A principal função dos jogos é fazer com que as empresas simulem um exercício de tomada de decisão a fim de treinar a equipe ou conjunto de equipes sobre o modelo de uma operação empresarial fazendo com que os participantes tomem decisões dentro de uma empresa. Mas a maior dificuldade é fazer com que se torne mais próximo da realidade, é uma excelente ferramenta de ensino, simulando os comportamentos empresarias, econômicos e organizacional.

LOG-IN é baseado na estrutura de um administrador e até seis jogadores, esses ultimos brigam entre si para expandir seu domínio na demanda imposta pelo administrador, além do controle da demanda o administrador também tem a liberdade de alterar e adicionar “problemas” para seus jogadores. O jogo é bem dinâmico, o jogador pode virar o jogo ao seu favor em uma só jogada, dependendo de sua estratégia. Como aprendizado o jogo se mostrou muito eficiente
Se compararmos o Jogo do Mc Donald’s com o LOG-IN, é possível perceber que ambos possuem o mesmo objetivo, que é mostrar que no mercado real você tem que ser um tomador de decisões rápido e ter atitudes certas.

domingo, 14 de março de 2010

Mc Donald's

Depois de muitas tentativas conseguimos atingir os R$100.000,00. Uma das estratégias tomadas foi controlar a plantação de soja e quantidade de bois. Assim que começou o jogo tentamos lucrar rapidamente e não investir muito na fazenda, fazendo com que nosso caixa fique sempre com valores altos e assim atingir o valor esperado, pois qualquer problema que você tenha em algum dos setores, você acaba perdendo muito dinheiro e não consegue se erguer novamente.

Alguns problemas que enfrentamos e que devem ser evitados:
- Não plantar muita soja, pois a cisterna fica cheia, é importante controlar a produção de soja junto com a quantidade de bois, para que não haja muita soja e pouco boi ou vise versa;

- Não ter um rebanho muito grande, pois eles acabam se contaminando com doenças ou a loja recebe muita carne e os hamburgueres acabam estragando, gerando multa por conta dos consumidores que ingeriram carne contaminada.

É claro que o administrador irá encontrar outros problemas que podem prejudicar o desempenho do jogo, mas esses foram os que mais influenciaram.




Assim que conseguimo atingir o valor estipulado, fica mais fácil faturar e atingir valores mais altos.








quinta-feira, 4 de março de 2010

Jogo Mc Donald's!

O jogo do Mc Donald's (a maior rede de fast-food do mundo) consiste no gerenciamento e controle dos 4 setores estratégicos da empresa: agricultura, comércio, produção e marketing.
O objetivo é cuidar de todo o processo de vendas dos lanches Mc Donald's, então cuidamos desde a criação de animais e soja, até a venda dentro do restaurante.

Temos a partir deste jogo uma pequena noção de todo o processo realizado para que tudo chegue ao Ponto de venda, cumprindo todos os requisitos necessários de qualidade.
Para isso é necessário que se tenha uma estruturada logística, e raciocinio lógico e rápido para que não se perca o jogo.O jogo do Mc Donald's (a maior rede de fast-food do mundo) consiste no gerenciamento e controle dos 4 setores estratégicos da empresa: agricultura, comércio, produção e marketing.
O objetivo é cuidar de todo o processo de vendas dos lanches mac donalds, então cuidamos desde a criação de animais e soja, até a venda dentro do restaurante.

Temos a partir deste jogo uma pequena noção de todo o processo realizado para que tudo chegue ao Ponto de venda, cumprindo todos os requisitos necessários de qualidade.
Para isso é necessário que se tenha uma estruturada logística, e raciocinio lógico e rápido para que não se perca o jogo.